Ô sorte deles


MPB

Por Equipe O Samba ///

O sambista Wilson das Neves, de 78 anos, teve parceiros de sorte no samba. Um deles é Paulo César Pinheiro, com quem criou o genial “O samba é meu dom”, que dá nome a este blog. Outros são Aldir Blanc, Nei Lopes e Moacyr Luz. Todos grandes letristas. Um em especial, ainda que pouco rotineiro, sempre acaba chamando atenção: Chico Buarque. A parceria rendeu dois frutos: “Grande Hotel”, de 1996, e “Samba para João”, de 2013. A letra deste último foi feita por Chico para o CD “Se me chamar, ô sorte”, lançado em março do ano passado por Seu Wilson.

E quem é João? “É o homem da minha vida”, disse Wilson das Neves, antes de cantá-la no show de lançamento do disco, no Rio. Nada de João Nogueira, João Gilberto. O homenageado tem cinco anos e só um defeito: “Vascaíno”. É o neto de Seu Wilson. O samba ganhou o prêmio da Música Popular Brasileira na categoria melhor canção. Concorreu com outros dois sambas, ambos do próprio baterista: Cara de Queixa (com Paulo César Pinheiro) e Se Me Chamar, Ô Sorte (com Cláudio Jorge). O sambista, aliás, recebeu um total de seis indicações ao Prêmio da Música Brasileira, realizado em maio. Foi o mais indicado. Está aí porque os letristas de Wilson das Neves são caras de sorte, ô sorte.

A música que acabou vencendo o prêmio quase não saiu. No lançamento do disco, Wilson das Neves contou que aproveitava as temporadas de gravação dos discos do Chico – a quem acompanha como baterista há décadas e chama, na galhofa, de “chefe”  – para lembrá-lo que a música entregue continuava sem letra. “Só posso lembrar nas temporadas, porque ele some”, divertiu-se o baterista. Seu Wilson entregou recentemente mais uma música para Chico, segundo informou a coluna “Gente Boa”, do jornal O Globo. Quando ficará pronta? Só Chico sabe — alias, talvez nem ele. “Tem uma outra que está com Sergio Cabral (pai) há uns dez anos”, disse o baterista para a coluna.

Quem ainda não ouviu, confira as músicas abaixo.

Grande Hotel

Samba para João

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s